6 passos para abrir um MEI

6 passos para abrir um MEI

Conheça os 6 passos fundamentais para abrir o seu MEI de forma rápida e prática.

O agravamento de uma das maiores crises sanitárias e econômicas, a Covid 19, fez aumentar o desemprego e fazer com que trabalhadores dos mais diversos setores busquem estratégias para ter uma renda e minimizar os efeitos da pandemia.

A reinvenção dos profissionais proporcionou ao mercado de abertura de MEIs um aumento de 8,4% no ano de 2020, segundo dados do Mapa das Empresas. A formalização com o MEI permite que o indivíduo seja classificado como pessoa jurídica e cuidar da sua própria empresa ou prestar serviços para terceiros.

E você sabia que o processo de formalização como um microempreendedor individual é fácil e gratuito? Por aqui, queremos ajudar nossos leitores a serem empreendedores de sucesso e a estarem com seus negócios regularizados. Por isso, mostraremos 6 passos importantes para quem deseja abrir um MEI sem complicações.

Boa leitura!

Passo 01 – Verifique se atende às condições para se enquadrar como um MEI

Todo o processo de abertura de um MEI é feito de forma on-line. A primeira etapa a ser feita é verificar se o seu negócio se encaixa nas seguintes regras:

  • Faturamento de até 81 mil reais por ano;
  • Não ter participação em outra empresa como titular ou sócio;
  • Executar as atividades permitidas. Verifique aqui as atividades que se enquadram como MEI.

Passo 02 – Crie sua conta Gov.br no Portal do Empreendedor

O cadastro no Gov.br possibilita que você acesse a serviços públicos digitais livrando-se de filas e com a facilidade de autenticar e imprimir documentos.

Neste passo você deve criar uma conta no Portal de Serviços do Governo. É só acessar este link e inserir seus dados pessoais. Caso você já tenha esse cadastro, siga para o passo 03.

Passo 03 – Finalize seu cadastro no Portal do Empreendedor

Acesse o Portal do Empreendedor e selecione a opção QUERO SER MEI, depois clique em “Formalize-se”.

Informe os seus dados da conta Gov.br, cadastrada no passo anterior. Você deverá autorizar o acesso aos seus dados pelo Portal do Empreendedor.

Passo 04 – Escolha um nome fantasia

Considere este o momento que sua empresa sairá do papel. É o momento de escolher o nome fantasia que será dado à sua empresa, uma vez que a formalização do MEI acompanha um padrão que é formado pelo seu nome + o número do seu CPF. Dessa forma, o nome fantasia ou nome da marca é usado para divulgar a sua empresa e proporcionar reconhecimento para sua marca.

Passo 05 – Defina as atividades do seu negócio

Aqui você precisa definir as atividades do seu negócio. É preciso informar qual atividade será desenvolvida e a forma de atuação. De forma automática, o sistema informará o tipo de CNAE principal e secundário, ou seja, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

O CNAE é um código obrigatório para todas as pessoas jurídicas e envolve o direcionamento correto para que sua empresa pague apenas os impostos que fazem sentido para o negócio.

Confira aqui todas as atividades que podem se enquadrar como MEI.

Passo 06 – Forneça as informações de localização

Você precisa informar ao sistema a sua localização. Este é o momento de informar o CEP do local de atuação da empresa e o seu endereço residencial.

Em caso de não haver a obrigatoriedade de existência própria de um local para exercer atividades, não há problema em usar o endereço residencial como sede do seu negócio, conforme Lei Complementar nº154, aprovada em abril de 2016.

Depois de realizar todos esses passos você receberá o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual. Neste documento você já terá acesso ao número do CNPJ e NIRE que é Número de Identificação do Registro de Empresase que comprova a existência da sua empresa.

É recomendado que você armazene este documento em um local seguro, como em nuvens de armazenamento, por exemplo.

Pronto! Agora você tem todos os passos para tirar a sua empresa do papel e começar o seu negócio em busca do seu sonho de ser dono do próprio negócio e conquistar a sua autonomia financeira.

Mas se ainda tiver dúvidas e queira a ajuda de um profissional de contabilidade, entre em contato com a nossa equipe de especialistas clicando aqui!

Rolar para cima

Espere, não vá ainda!
Fale com um especialista!

Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência. Ao clicar em aceitar você concorda com os termos de uso e políticas de privacidade.